Ser magro ou estar magro?

Eis a questão!! Mas o que exatamente você quer dizer com essa pergunta? 
Ser magro é uma decisão. Envolve várias outras decisões e atitudes, mas começa por aí. Decidi que quero mudar, que quero ter outro estilo de vida, quero melhorar meu corpo, meu desempenho físico, me sentir mais saudável. E, a meu ver, essa decisão requer uma construção, um planejamento.  
Pense com outro exemplo, se você decidir construir uma casa, é uma decisão que também envolve planejamento, leva um tempo de execução, definir prioridades, escolher cores e texturas, balancear o orçamento, optar às vezes por materiais mais baratos, abrir mão de alguns itens que talvez não combinem ou não sejam os melhores para aquele projeto de construção.  
Definir apenas estar magro carrega a ideia de algo urgente, algo que não é bem-planejado porque precisa ser feito as pressas, pode ser perigoso, se sujeitar a riscos, e não tem um propósito bem definido a longo prazo.  

Obesidade e a memória do peso

A obesidade é uma doença crônica, não conseguimos tratá-la de forma aguda, ou seja, rápida. Muitas vezes a pessoa leva anos até atingir o excesso de peso atual, ele não ocorre ao longo de apenas alguns dias, assim também é natural que o corpo precise de um tempo para se readaptar a mudanças, incluindo um novo patamar de peso. Temos uma tendência natural a manter o peso estável, sempre que perdemos um pouquinho, de alguma forma nosso organismo tenta recuperar o peso perdido. Para equilibrar essa batalha é preciso que gradualmente nosso organismo entenda que aquele novo peso será nosso novo normal.

Tratamento e a liberdade na alimentação

Como em toda doença crônica o tratamento da obesidade envolve mudanças comportamentais associadas ao uso de medicamentos. Dietas muito restritivas, que excluem grupos de alimentos do nosso cardápio costumam não ser eficazes a longo prazo. Se paramos de comer arroz, por exemplo, o normal é que nossa vontade de voltar a comer o alimento seja imensa, não vemos a hora daquele período de dieta acabar para retomar nossa alimentação anterior. E esse é um grande erro, e algo que gera muita frustração. Se ao invés de sacrificarmos um certo alimento, passarmos a comer com melhor qualidade, a dieta não será necessária. Partimos então para o caminho da reeducação alimentar. Já parou para pensar nessa possibilidade? Quando nos reeducamos criamos hábitos, entendemos a importância dos intervalos entre as refeições, o que comer em cada horário, e principalmente a quantidade de cada alimento, e como fazer a combinação de diferentes grupos alimentares em nosso prato. Esse entendimento e mudança de comportamento nos permite maior liberdade com nossa alimentação. Ajustando nossa rotina alimentar é possível reduzir as calorias ingeridas ao longo do dia, o que é sempre favorável no processo de perda de peso.

Gaste calorias com prazer

Além de ingerir uma quantidade calórica menor, para podermos atingir nosso objetivo de peso, é necessário gastar energia. Esse gasto energético, geralmente através da realização de exercícios físicos regulares, nos permite perder massa gorda e possibilita o ganho de massa magra. Melhoramos nossa disposição, e consequentemente nossa qualidade de vida. Aqui é importante ressaltar que devemos buscar uma atividade física que seja realmente prazerosa. Não adianta entrar na academia se você não gosta de musculação ou dos exercícios disponíveis naquele ambiente. Você pode pedalar ao ar livre, fazer caminhadas, dançar, nadar, fazer hidroginástica, jogar tênis… existem outras opções, precisamos nos permitir conhecê-las e gostar de alguma delas. O importante, seja lá qual for sua escolha, é manter a regularidade, pelo menos 2 a 3x por semana.

Medicamentos e o endocrinologista

Por fim, e não menos importante, existe o tratamento medicamentoso para obesidade. Algumas medicações são disponíveis atualmente, além da opção pelo tratamento cirúrgico. Cada uma delas possui indicações e contra indicações específicas. Consulte um endocrinologista, converse com ele sobre suas expectativas e como alcançar seu objetivo.

Pense bem. Seu corpo é sua casa, inicie sua construção, planeje e execute. É fácil? Não, mas com decisão, propósito e planejamento, você chega lá.

5 3 votes
Gostou?
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários