fbpx

Diabetes

Entenda a doença e o seu tratamento lendo essa página.

O que você precisa saber

A doença:

O diabetes melitus é uma doença crônica que afeta cerca de 17 milhões de brasileiros. Infelizmente é uma doença que se não for diagnosticada e tratada adequadamente pode levar a complicações e sequelas permanentes.

O tratamento:

O controle adequado da glicemia (açúcar no sangue) pode ser atingido através de ajustes da alimentação, prática de atividades físicas regulares e combinações de medicamentos que tenham perfil de ação distintos, que favoreçam também o controle do peso.

Em 14 anos de formada atendi pacientes diabéticos com diferentes características, atualmente, ao orientar estudantes de medicina no atendimento desses pacientes, percebo que muitos diabéticos chegam ao atendimento com pouquíssimas informações sobre sua doença, diversas dúvidas sobre como se alimentar, e principalmente sem a opção de um tratamento medicamentoso otimizado, específico para aquela pessoa em seu contexto social e econômico.

As dificuldades:

Muitas vezes há o medo sobre possíveis efeitos colaterais das medicações, receio de precisar usar insulina e até ansiedade quanto a necessidade de avaliar sua própria glicemia rotineiramente. Muitos desses questionamentos são resolvidos em uma consulta atenta e paciente, onde conseguimos tracar juntos os próximos passos para que vc consiga viver bem com seu diabetes.

Quem é a Dra. Kassia Reuter

Formada em medicina em 2008, endocrinologista desde 2013 e mestre pela Universidade Federal de São Paulo.

Dúvidas comuns sobre Diabetes

Infelizmente não, diabetes é uma doença crônica. Apesar de não ter cura, ela pode ser controlada permitindo que o paciente tenha poucos sintomas e baixo risco de complicações.

Perda de visão; problemas no funcionamento dos rins com risco de hemodiálise; aumento das chances de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico; problemas nos nervos com dores e formigamentos crônicos nos pés, alteração de sensibilidade nos pés aumentando o risco de feridas e má cicatrização, às vezes com necessidade de amputação dos dedos.

Depende. Pacientes com diabetes tipo 1 dependem exclusivamente do uso da insulina para seu tratamento. Pacientes com diabetes tipo 2 podem se beneficiar do uso da insulina em momentos de doença mais descompensada. Nesses casos o uso da insulina pode ser temporário, depende de cada paciente.

Isso é um mito. Existem sim algumas frutas que aumentam a glicemia como manga e caqui, por exemplo. Da mesma forma existem outras favoráveis no controle glicêmico, como maçã, pera, melão. A escolha das frutas depende muito de como está o controle glicêmico atual.

Sim. Existem sensores de glicose que podem ser adaptados abaixo da pele, trocados a cada 14 dias e permitem maior comodidade para essa avaliação. Há também a possibilidade de ajuste dos medicamentos em uso. Uma vez atingido um controle glicêmico ideal, tendo conhecimento dos alimentos que permitem melhor controle da doença, a necessidade de automonitoramento frequente vai sendo reduzida.

Sim. Uma consulta atenta aos sintomas do paciente, de que modo desenvolveu sua doença, tratamentos que já realizou até então, tudo isso pode ser feito de forma remota. Com a análise dos exames de sangue e conhecendo a história do paciente é possível sim, propor um ajuste e esquema de tratamento de forma on-line.

Com certeza. O que diferencia o médico, na minha opinião, é o amor com que lida com sua profissão e seus pacientes, além da busca por aprimoramento e atualização constantes.

Há tratamentos com valores diferenciados. É possível indicar medicações efetivas e mais acessíveis financeiramente. Em alguns casos há medicamentos mais caros que favorecem além do controle glicêmico o controle de peso e pressão arterial. O Custo benefício é sempre discutido de forma individualizada em cada consulta.

A consulta

A dra. Kassia Reuter atende presencialmente em Campo Grande – MS e trata diabéticos de outras regiões do Brasil por telemedicina.

Tocando no botão abaixo você será redirecionado para o WhatsApp da secretária e poderá agendar um dia e horário para se consultar, online ou presencialmente:

Para mais informações sobre Diabetes, me siga no Instagram @drakassiareuter.

© 2022 – Dra. Kassia Reuter, CRM MS 10161, RQE 5900